quarta-feira, 23 de abril de 2014

Livros.

Os livros. Não me imagino sem eles. 
Desde sempre, desde miúda, foram a minha grande inspiração. Quantas pessoas fui? Quantas viagens fiz? Quantos lugares imaginei? 

Não quero viver sem eles.

Fui-os acumulando na minha "sala de estudo". Cabe sempre mais um mas a sua organização está a ficar impossível. Há temas misturados. Longe vão os tempos em que tinha tudo organizado por áreas, história, literatura, poesia, arte... Agora é mais pelo tamanho, recém-chegados, muito gostados, assim-assim, interrompidos, a reler...

Um bocadinho da minha sala de estudo...

Confesso que o que mais me custa na situação actual é não os poder comprar como gostaria. Mesmo que saiba que não vou conseguir ler.

Gosto de capas, de folhas, gramagens, ilustrações, edições especiais e normais.

Lembro-me sempre duma coisa que uma pessoa amiga, também ela um consumidor de livros, me disse há muitos anos: já não vou conseguir ler todos os livros que tenho até morrer. Foi o caso... Vai ser certamente também o meu. 

Mas não importa. Se tudo correr mal, se todos os planos de mudança falharem, se ficar sem nada, só espero ter olhos e luz para me dedicar ao meu derradeiro plano: passar os dias a ler. Os meus livros. Todos. Muitos. Seguidos. Repetidos alguns.
  

5 comentários:

  1. O texto exprime bem o teu gosto pelos livros.
    Desde de pequena que começaste a querer comprar livros.
    Se Deus quiser ainda vais ler muitos.
    Quem lê depois escreve melhor.

    ResponderEliminar
  2. Percebo bem o que sentes...os livros para mim são um refúgio onde posso alimentar a alma!

    ResponderEliminar
  3. Como te compreendo krida! Os livros também fazem parte de mim...bonito texto!

    ResponderEliminar