quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sem justiça social.

Hoje foi o Dia Mundial da Justiça Social, declarado pela ONU. Cada vez estamos mais longe dessa justiça social. A indiferença dos que tudo têm aumenta cada vez mais. Em Portugal, a riqueza centra-se em meia dúzia de famílias e esse facto acentuou-se muito nos últimos anos. Por isso, alguns dos membros dessas famílias, acham que os outros tudo aguentam.
Os outros, nós, viramos demasiadas vezes a cara, pensando que não é nada connosco. Até um dia ser. 


Infelizmente, os países representados nas Nações Unidas, como Portugal, que aprovaram esta resolução, governam praticando o contrário. A foto abaixo, há uns anos apenas possível fora da Europa, vai acontecer cada vez mais por cá. 



Leio no comunicado da ONU que "Reconhecendo a necessidade de promover os esforços para enfrentar questões como a pobreza, a exclusão e o desemprego, a Assembleia Geral das Nações Unidas (...) 
convidou os Estados-membros a dedicarem o Dia a promover actividades a nível nacional para apoiar os objectivos e metas definidos na Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Social, realizada em Copenhaga, em 1995". Não dei por nada!

Tudo podia ser diferente. Não era preciso sangue nem guerras. Bastava fazer diferente. Gerir diferente. Praticar outros valores. Depois da inoperância das Nações (Des)Unidas face a estas questões de que o drama humanitário na Síria é o último terrível exemplo, tudo é possível. 

Caminhamos outra vez, apressadamente, para uma situação global de conflito, indiferença e maldade. Indigna-me não poder fazer nada...



2 comentários: