terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Cem Anos.



Há cem anos, na maioria dos países desenvolvidos as mulheres não podiam votar.

Votar como os homens foi um direito arrancado a ferros. Ter opinião própria e direito de a exercer.

Caramba, ainda se batalha por isso em grande parte do mundo.

Cem anos, em termos de história da humanidade não é nada. Quando falamos de épocas/regimes da História, tipo a Idade Média, juntamos muitos cem anos cheios de diferenças mas que para nós, na actualidade, parecem todos iguais.

Disto, podemos concluir que nos devíamos espantar menos com a continuação da desigualdade, com os seus avanços e recuos.

Há bocado, enquanto almoçava fora, a televisão ligada nas notícias, anunciava casos seguidos de mulheres mal tratadas pelos maridos, pelo menos um directo para um rapto, logo seguido do anúncio de uma outra queimada pelo marido.

Portanto, olhando dum modo macro para estes cem anos, apesar dos imensos progressos da segunda metade do século XX, as mulheres continuam a ser lixadas pelos homens na maioria do Mundo, com níveis diferentes.

Custa-me um bocado admitir isto mas não dá para outra conclusão.

Sinto-me sempre privilegiada nesta matéria porque toda a vida usufrui de liberdade pessoal.

Nasci num ano que me permitiu usufruir dos direitos conquistados pelas mulheres nos anos 60 e 70. Até a liberdade sexual, agora ameaçada.

Os homens que foram fazendo parte da minha vida, amigos, colegas, namorados, flirtados, maridos nunca me quiseram reprimir.

Não sei se alguma vez lhes passou tal pela cabeça mas certamente sabiam da impossibilidade de o fazer ou, espero, consideravam-me igual a eles.

Não sei. Só saí uma vez para jantar com um tipo, bem parecido e simpático, que quando, à mesa, peguei naturalmente na carta dos vinhos para ver e escolher ou sugerir um, disse que com ele as mulheres não escolhiam vinhos. Escusado será dizer que foi a última vez que o vi.

Ameaças de assédio aqui e ali não conheço nenhuma mulher que não o tenha tido mas nunca ninguém se despiu e masturbou numa reunião, como os casos de Holywood. Talvez por os nossos ambientes não serem aquecidos ou pressentirem a lambada certa que levariam.

Dito isto, cem anos passados, continuamos lixadas.

1 comentário:

  1. Agora há muito mais comunicação e por isso sabem-se mais as coisas.
    Apesar de ainda estar mau com avanços e recuos,como dizes,sempre estamos um melhor do que há uns anos atrás.(para ir a Ayamonte tinha que ter um papel com a autorização do teu pai)

    ResponderEliminar